segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Fotógrafos africanos expõem no Senegal, Guiné-Bissau e Gâmbia

Fotógrafos africanos expõem no Senegal, Guiné-Bissau e Gâmbia

"O objectivo da exposição é destacar a imagem da mulher africana na Europa e mudar a imagem de eternos emigrantes que os europeus têm dos efricanos".


Dakar - Os fotógrafos senegalês Djibril Sy, beninense Pelagie Gbaguidi e sul-africano Obie Oberholzer inauguraram em Dakar uma exposição que deverá estar patente igualmente na Guiné-Bissau e na Gâmbia.

A exposição itinerante intitulada "Africa Plural 3+3", que decorre em Dakar de 22 de Setembro a 12 de Outubro, vai prosseguir em Banjul, na Gâmbia, de 24 de Outubro a 2 de Novembro, em Ziguinchor, no sul do Senegal, de 7 a 20 de Novembro, e em Bissau, na Guiné-Bissau, de 25 de Novembro a 5 de Dezembro.

A mostra é organizada pelo Serviço Cultural da Embaixada da Espanha em Dakar, em colaboração com uma instituição cultural espanhola denominada Casa Africa, sediada em Las Palmas, nas ilhas Canárias.

"O objectivo da exposição é destacar a imagem da mulher africana na Europa e mudar a imagem de eternos emigrantes que os europeus têm dos efricanos", precisou Djibril Sy, fotógrafo da Agência Panafricana de Notícias (PANA).

De acordo com os organizadores, a exposição mostra os percursos de três fotógrafos que se distinguem pela sua reflexão sobre assuntos de identidade, deslocação, herança histórica e globalização.

Djibril Sy percorreu Dakar e as regiões do norte do país para fazer as suas imagens, relatar a vida económica, social, cultural, desportiva e política do país, o sul-sfricano Obie Oberholzer viajou em diversas partes do seu país, da Zâmbia e de Moçambique, enquanto o beninense Pelagie Gbaguidi escolheu a ilha de Gorée, situada a quatro quilómetros ao largo da capital senegalesa.

"Casa Africa é uma instituição que trabalha há dois anos para a promoção da cultura africana na Espanha. O seu objectivo é fazer conhecer a arte africana", declarou Djibril Sy.

Ao lado destas obras dos três fotógrafos, os organizadores expuseram igualmente clichés de jovens espanhóis que visitaram o Senegal e o Mali.

A "Africa Plural" organizou um concurso de fotografias denominado "Madrid Rumbo Al Sur", que permitiu a cerca de 100 jovens madrilenos de 16 a 17 de anos de idade percorrer durante 24 dias o Senegal e o Mali, onde visitaram vários projectos de cooperação para o desenvolvimento.

Nenhum comentário: